Fontes secundárias

As fonte secundárias "apresentam a informação filtrada e mais acessível, organizada de acordo com arranjo pré definido, dependendo de sua finalidade.  Têm a função de guiar e facilitar o uso do conhecimento disperso nas fontes primárias". Assim, nas fontes secundárias, você pode encontrar respostar para duvidas menos complexas e encontrar caminhos para as fontes primárias. 


Dicionários: 

Nós selecionamos apenas livros, pois os sites e ambientes Web que encontramos com essa temática não era administrado por especialista da área. Assim, optamos por colocar livros por questões de confiabilidade. Lembrando que os dicionários da lista foram selecionados a partir do catalogo de várias editoras. Segue a lista de dicionários sobre moda:


Dicionário da moda.
Autora: Marco Sabino
Editora: Campus, 2006

Dicionário de Termos de Moda
Autora: Diana Aflalo
Editora: Publifolha, 2007

Dicionário Ilustrado: Moda de A a Z
Autores: Alex Newman e Zakee Shariff
Editora: Publifolha, 2011



Enciclopédias 
Assim como com os dicionários, não foram encontradas enciclopédias online com grande confiabilidade. Dessa maneira, de acordo com pesquisas efetuadas em catálogos de editoras selecionamos essa enciclopédia: 

Enciclopédia da moda: De 1840 à década de 90
Autora: Georgina O'Hara Callan
Editora: Companhia das letras, 1992


Manuais 
Da mesma maneira que os outros dois itens, selecionamos esses manuais:

Manual de Design de Moda.
Autor: Huaitan Publications, S.l
Editora:Huaitan


Chic Homem: Manual de Moda e Estilo
Autor: Kalil, Gloria
Editora: Senac São Paulo



Filmes e vídeos
A maior parte dos filmes escolhidos aqui são documentários sobre a temática, assim foi escolhido pois esse guia tem objetivo auxiliar o academicamente estudantes e docentes da área. Assim apenas um dos filmes selecionados não contem esse cunho inteiramente informativo. Segue a lista de filmes com suas respectivas sinopses: 

Abrindo o Zipper ('Unzipped', 1995)
Esse documentário mostra a preparação de uma coleção do estilista Issac Mizrahi, famoso durante a década de 90. Acompanhando o processo de criação das roupas até o desfile, o filme conta com a participação de top models da época: Kate Moss, Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford e Linda Evangelista.


O Diabo Veste Prada ('The Devil Wears Prada', 2006)
Um dos filmes mais comentados dos últimos tempos, 'O Diabo Veste Prada' conta a história de uma jovem jornalista que consegue uma vaga como assistente pessoal da temida editora da revista de moda Runway. O enredo mostra o dia-a-dia da conturbada publicação, e o figurino conta com criações de alguns dos maiores estilistas do mundo.


Prêt-à-Porter (1994)
O filme gira em torno da apresentação das novas coleções na semana da moda em Paris. A partir daí, várias subtramas envolvendo modelos, fotógrafos, jornalistas e celebridades se desenvolvem paralelamente. Entre elas, o assassinato de uma figura importantíssima no mundo fashion. Clássico de Robert Altman, o filme mostra os bastidores de uma semana de moda em Paris. No filme, vários personagens do mundinho fashion interpretam a si mesmos. Direção: Robert Altman.

Caderno de notas sobre roupas e cidades (1989)
O documentário dirigido por Wim Wenders, em 1989, mostra todo o processo criativo do estilista japonês Yohji Yamamoto, um dos responsáveis pela introdução de roupas desestruturadas nos anos 1980, quando vários estilistas japoneses começaram a fazer sucesso em Paris e, por conseqüência, no mundo. Tendo paciência para encarar o ritmo lento, quase orgânico, em que se passa o filme, a recompensa é certa. O mestre japonês e o mestre alemão dão uma aula de sensibilidade e poesia nesse encontro.


Coco antes de Channel (Coco avant Chanel2006)
O filme fala sobre a trajetória de Gabrielle Chanel antes de virar uma poderosa estilista. O foco está no período em que ela ainda era só mais uma moça órfã e humilde, que costura durante o dia e canta em cabarés de noite. No entanto, além da história de vida dela ser superinteressante, o figurino do filme mostra toda a moda daquela época e como o gosto de Coco Chanel era contrastante com os das demais mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário